2/jul2019
As Matrizes surgiram com a necessidade de um método para resolução de sistemas lineares de equação. Complexo né? Mas basicamente as matrizes são sistemas matemáticos para resolução de problemas e surgiram com o avançar de todo aparato industrial desde o início do último século.
Desde as mais famosas, como a SWOT, com toda sua avaliação de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças de um processo ou negócio, até as mais recentes, como as Matrizes de Inovação que ajudam a estabelecer projetos menos complexos, porém com a famosa característica “WOW” para o mercado, as matrizes são peças fundamentais na análise e melhorias dos processos das nossas organizações.
No mercado de Gestão de Serviços e Relacionamento com Cliente, é muito comum o uso de duas:
- Matrizes de Responsabilidades, como a famosa RACI, que define quem são responsáveis, os executores, quem precisa saber/conhecer ou mesmo quem apenas precisa ser informado de algum processo chave.
- Matrizes de Decisão ou Gravidade, como a conhecida GUT, que avalia Gravidade, Urgência e Tendência de um problema.
Como ótimo exemplo de uso de uma delas, temos o caso da Disney, que sempre que um problema ocorre em um de seus parques, avalia entre 4 cenários para saber qual estratégia utilizar na tomada de decisão:
- A Responsabilidade é minha e a Gravidade é baixa.
- A Responsabilidade não é minha e a Gravidade é baixa.
- A Responsabilidade é minha e a Gravidade é alta.
- A Responsabilidade não é minha e a Gravidade é alta.
E engano seu achar que a Disney não faz nada quando a responsabilidade não é dela, pelo contrário, é aí que ela cria seu momento de encantamento. A Matriz é justamente para ajudá-los a entender quando devem operar com este foco e quando simplesmente tem que atuar o mais rápido possível para não deixar o cliente insatisfeito.
As Matrizes são a grande felicidade e apoio para os perfis de trabalho mais analíticos, mas não só isso, elas servem de alicerce para entender onde nossos negócios devem melhorar.
É por isso que em breve a 13 Consulting tem o prazer de trazer ao mercado, um E-book Gratuito que lança a Matriz de Neutralização e Contorno de Objeções, focada em conversão do cliente! Seja ela qual for: Vendas ou até mesmo a Satisfação dele.
Fique ligado! Acompanhe nosso site e as mídias sociais da 13!
Seja o primeiro a receber novidades, artigos exclusivos e dicas! Deixe seu nome e e-mail abaixo:
13 Consulting