18/jan2019
Muitos são os perfis e modelos de liderança, mas para cada necessidade da empresa há um tipo ideal de liderança:
- Solucionador de problemas
- Campeão
- Energético
- Diplomata
Liderar significa ter boa capacidade de comunicação e relacionamento. É um processo de relacionamento em 360º. Essa evolução tem a ver com as diferenças entre chefe e líder: o primeiro se concentra nos processos, e o segundo se volta para as pessoas.
Alguns dos principais atributos para liderança são firmeza de decisão, atenção aos detalhes e cooperação. Eu destaco cooperação como um dos principais atributos, pois o líder de sucesso precisa compreender e aplicar o princípio do esforço cooperativo, bem como ser capaz de induzir os seguidores a fazerem o mesmo.
Liderança implica poder, e poder envolve cooperação. A liderança exige qualidades, sem as quais dificilmente o sucesso não será alcançado.
Qualidades das liderança:
- Paciência
- Gentileza
- Humildade
- Respeito
- Altruísmo
- Perdão
- Honestidade
- Compromisso
Liderar é servir e constantemente reafirmar as qualidades exigidas e ser o lidar para os outros que gostaria de ter. É um desafio constante, e você pode contar com a gente!
Seja o primeiro a receber novidades, artigos exclusivos e dicas! Deixe seu nome e e-mail abaixo:
13 Consulting